QUÍMICA
PROF.ª SILVANA AMARAL
CONTEÚDO DE QUÍMICA
2º ANO MATUTINO
06/03/2017
TIPOS DE DISPERSÕES
Toda mistura é chamada de dispersão. Existem três tipos de dispersões: soluções (abaixo de 1 nm), dispersões colidais (entre 1 a 1000 nm) e suspensões (acima de 1000nm).
As dispersões se referem às misturas em geral. Por exemplo, quando misturamos sal com água ou sal e areia obtemos duas dispersões. A substância que se encontra espalhada, de maneira homogênea (como o sal na água) ou de maneira heterogênea (como a areia na água), é denominada “disperso”. Já a água faz o papel de dispersante, nesses casos.

A diferença principal entre essas duas dispersões está no tamanho das partículas do disperso. Enquanto os grãos de areia podem ser vistos a olho nu, as partículas do sal ficam invisíveis. Baseado nisso, as dispersões podem ser classificadas em três tipos principais, que são:

Note, no quadro abaixo, a diferença no tamanho das partículas dispersas:

* Soluções: são misturas homogêneas nas quais não conseguimos ver as partículas dispersas nem com microscópio. Alguns exemplos são o já citado sal misturado em água e também o açúcar misturado em água.
No caso das soluções, o disperso é chamado de soluto e o dispersante de solvente. As soluções não podem ser separadas por nenhum processo de filtração.
* Dispersões Coloidais ou Coloides: alguns exemplos são a maionese e a gelatina. Suas partículas não são visualizadas a olho nu, por isso muitas vezes são confundidas com sistemas homogêneos, mas são, na realidade, heterogêneos, como se pode ver com o uso de microscópios. Suas partículas não se sedimentam com a ação da gravidade, mas apenas com ultracentrífugas.
Existem vários tipos de dispersões coloidais, que são: sol, sol sólido, gel, emulsão, espuma e aerossol.
Separar esse tipo de dispersão não é possível com filtração, mas sim com uma membrana semipermeável. Suas partículas refletem e dispersam a luz.
*Suspensões: são sistemas heterogêneos, nos quais, mesmo a olho nu, é possível visualizar suas partículas. Alguns exemplos são: areia na água, argila na água, leite de magnésia e calamina.
No caso das dispersões, a luz também é refletida. E a sua separação pode ser feita por filtração comum.
Nas soluções, o dispersante forma com o disperso um sistema homogêneo; as dispersões coloidais e as suspensões, ao, contrário, são sistemas heterogêneos.
* Embora alguns autores e pesquisadores tenham proposto que as partículas coloidais possuem tamanho entre 1 a 100 nm e que as suspensões sejam maiores que 100 nm, evidências experimentais tendem a aumentar esse valor para 1000 nm, sendo que esse valor é o mais aceito pela maioria dos autores. No entanto, seu comportamento macroscópico é que vai determinar realmente se a mistura é coloidal ou se é uma suspensão.
Lista de exercícios 1º anos - Matutino e Vespertino 02/03/2017
01. A queima da gasolina; a
sublimação da naftalina; o enferrujamento do prego e o
derretimento de um bloco de gelo são respectivamente, fenômenos:
a) químico; físico; químico e físico.
b) físico; químico; químico e químico.
c) químico; físico; físico e químico.
d) físico; físico; químico e químico.
e) químico; químico; físico e químico.
b) físico; químico; químico e químico.
c) químico; físico; físico e químico.
d) físico; físico; químico e químico.
e) químico; químico; físico e químico.
03. A
alternativa que apresenta um fenômeno físico é:
a)
laminação do aço
b)
revelação de fotografia
c)
queima de fogos de artifício.
d)
combustão da gasolina.
e) amadurecimento de frutas.
04.
Pode-se citar como exemplo de sistema homogêneo uma mistura de:
a)
vapor d'água e gás nitrogênio.
b)
água e mercúrio.
c)
gelo e solução aquosa de sal.
d)
areia e gasolina.
e) óleo e solução aquosa de mel.
05.
Sabendo-se que, toda mistura gasosa é homogênea, qual das misturas adiante é
homogênea?
a)
areia + ar
b)
gás carbônico + oxigênio
c)
oxigênio + gasolina
d)
gás carbônico + gasolina
e) gás carbônico + refrigerante
06.
Seja uma mistura formada por: um pouco de areia, uma pitada de sal de cozinha,
100mL de álcool, 100mL de água e cubos de gelo. Quantas fases apresenta o
sistema descrito?
a) 1
b) 2 c) 3 d) 4
e) 5
07.
Água e sal de cozinha dissolvido formam uma mistura homogênea que é sempre um
sistema:
a)
monofásico
b)
tetrafásico
c)
bifásico
d)
pentafásico
e) trifásico
08.
Assinale a alternativa onde você encontra somente substâncias compostas:
a) H2,
P4, H2O, O2
b) Cl2,
CO2, H2, H2O
c) CO2,
H2O, H2, NaCl
d) H2O,
H2, O2, H2SO4
e) CO2, H2O, H2SO4,
NaCl
09.
Uma aliança de ouro 18 quilates é constituída por 75% de ouro e 25% de cobre.
Pode-se afirmar que esta peça é uma:
a)
solução sólida heterogênea
b)
mistura homogênea
c)
mistura heterogênea
d)
substância composta
e) substância simples
10. Numa bancada de laboratório temos cinco frascos fechados
com rolha comum que contém, separadamente, os líquidos seguintes:
Frasco
|
Líquido
|
Ponto
de fusão (ºC)
|
Ponto
de ebulição (ºC)
|
1
|
Anilina
|
-6
|
180
|
2
|
Benzeno
|
5
|
80
|
3
|
Etanol
|
-112
|
78
|
4
|
Pentano
|
-100
|
36
|
5
|
Ácido
acético
|
17
|
120
|
Num dia de muito calor, em determinado instante,
ouve-se no laboratório, um estampido produzido pelo arremesso da rolha de um
dos frascos para o teto. De qual dos frascos foi arremessada a rolha
11. Seja dada a seguinte tabela:
Ponto
de fusão (ºC)
|
Ponto
de ebulição (ºC)
|
|
Pentano
|
-130
|
36,1
|
Fenol
|
43
|
182
|
Clorofórmio
|
-63
|
61
|
Cloro
|
-101
|
-34,5
|
De cima para baixo, os estados físicos dos compostos, a uma temperatura de 25ºC são, respectivamente:
13. Assinale a alternativa correta:
a) Oxidação do ferro é um fenômeno físico
b) Fusão do chumbo é um fenômeno químico.
c) Combustão da madeira é um fenômeno químico.
d) Queima do papel é um fenômeno físico.
14. Aquecendo uma fita de magnésio até a combustão, notamos o desprendimento de fumaça, restando um pó branco. Isso é exemplo de fenômeno:
a) Físico, pois alterou a estrutura do magnésio.
b) Químico, pois houve a formação de novas substâncias.
c) Físico, pois podemos juntar o pó branco e a fumaça, recuperando o magnésio.
d) Não é exemplo de fenômeno
16. Defina substância simples e substância
composta:
17. Quais são as partículas que compõe o átomo?
18. Onde podemos encontrar os átomos? Dê 3
exemplos:
19. Complete o esquema com nome das mudanças de estados nas setas:
a) Líquido,
sólido, líquido, gás.
b) Sólido,
sólido, gás, gás.
c) Líquido,
líquido, sólido, gás.
d) Sólido,
sólido, gás, líquido.
e) Líquido,
líquido, líquido, gás.
a) Oxidação do ferro é um fenômeno físico
b) Fusão do chumbo é um fenômeno químico.
c) Combustão da madeira é um fenômeno químico.
d) Queima do papel é um fenômeno físico.
14. Aquecendo uma fita de magnésio até a combustão, notamos o desprendimento de fumaça, restando um pó branco. Isso é exemplo de fenômeno:
a) Físico, pois alterou a estrutura do magnésio.
b) Químico, pois houve a formação de novas substâncias.
c) Físico, pois podemos juntar o pó branco e a fumaça, recuperando o magnésio.
d) Não é exemplo de fenômeno
15. Considere
os fatos representados a seguir.
1. Um
pedaço de isopor flutuando na água.
2. O
açúcar se tornando caramelo quando aquecido acima do seu ponto de fusão.
3. O
ferro dissolvendo em ácido clorídrico com liberação de gás.
4. Um
sal se dissolvendo quando colocado em um copo com água quente.
5. Um
prego sendo atraído por um ímã.
São
fenômenos químicos:
a)
3 e 4
b) 1, 3 e 5
c) 2 e 3
d) 2 e 4
17. Quais são as partículas que compõe o átomo?
19. Complete o esquema com nome das mudanças de estados nas setas:
20. Diga um exemplo de:
a) Calefação:
b) Ebulição
c) Evaporação
21. Defina ponto de fusão e ponto
de ebulição:
22. Diferencie fenômeno físico e
fenômeno químico:
Professora: Gisele Oliveira
Lista de exercícios 2º anos - Matutino e Vespertino 02/03/2017
1-(UNIR - RO) Considere o seguinte
gráfico referente ao coeficiente de solubilidade de KNO3 em
água em função da temperatura:
Coeficiente de solubilidade de
KNO3 em água em função
da temperatura
Ao adicionar, num recipiente, 40 g de
nitrato de potássio em 50g de água à temperatura de 40ºC, pode-se afirmar:
a) Apenas parte do sólido se
dissolverá, permanecendo aproximadamente 20 g no fundo do recipiente.
b) Apenas parte do sólido se
dissolverá, permanecendo aproximadamente 10 g no fundo do recipiente.
c) Tem-se uma solução insaturada.
d) O resfriamento dessa solução não
variará a quantidade de sólido dissolvido.
e) O aquecimento dessa solução, num
sistema aberto, não modificará a quantidade de nitrato de potássio
dissolvido.
2- UFSM-RS)
Considere o gráfico:
Curvas de solubilidade de KNO3 e de Na2SO4 em 100 g de água
Indique a
alternativa correta:
a) No intervalo de
temperatura de 0 ºC a 30 ºC, há diminuição da solubilidade do nitrato de
potássio.
b) A solubilidade do
sulfato de sódio diminui a partir de 20 ºC.
c) Na temperatura de
40 ºC, o nitrato de potássio é mais solúvel que o sulfato de sódio.
d) Na temperatura de
60 ºC, o sulfato de sódio é mais solúvel que o nitrato de potássio.
e) No intervalo de
temperatura de 30 ºC a 100 ºC, há diminuição da solubilidade do sulfato de
sódio.
3- Considere o
gráfico:
Gráfico de curva de solubilidade em exercício
Assinale a alternativa
que apresenta corretamente qual é o ponto que indica uma solução insaturada e o
fator que influencia a solubilidade desse soluto, respectivamente:
a) A, temperatura.
b) B, temperatura.
c) C, temperatura.
d) A, natureza do
solvente.
e) C, natureza do solvente.
Professora: Gisele Oliveira
CAPÍTULO I –
INTRODUÇÃO À QUÍMICA ORGÂNICA
3º Ano-MATUTINO
3º Ano-MATUTINO
Professora: Gisele Oliveira
CONTEÚDO PARA OS ALUNOS DOS 1º, 2º e 3º Ano - Matutino e Vespertino 03/03/2017
Biologia Enem – Ciclo do carbono, oxigênio e nitrogênio
Nesta aula aprenda sobre os ciclos do carbono, oxigênio e nitrogênio
O oxigênio é necessário para a respiração celular aeróbia, feita pelos animais, vegetais e outros seres que necessitam do oxigênio para geração de energia através de processos aeróbios.
Ele é produzido através de fotossíntese feito pelas plantas e algas, em que a energia da luz é convertida em energia química, pois, a partir de gás carbônico e água, os seres fotossintetizantes produzem glicose para seus processos de obtenção de energia e ainda liberam oxigênio.
Para fazer fotossíntese, os seres autótrofos retiram do meio o gás carbônico, fonte de carbono para fazer a glicose.
Onde é produzido o gás carbônico? Na respiração celular, na fermentação, na queima de matéria orgânica, como florestas e combustíveis fósseis.
O nitrogênio é necessário para a formação de aminoácidos e ácidos nucléicos, pois nestes últimos há as bases nitrogenadas adenina, timina, guanina, citosina e uracila.
Para entrar na cadeia alimentar, o nitrogênio precisa estar na forma de amônio (NH4) ou nitrato (NO3). Só assim as plantas e algas conseguem absorver.
No ar que respiramos há cerca de 78% de nitrogênio, mas na forma livre (N2), não havendo possibilidade de ser absorvido dessa maneira.
Então o nitrogênio precisa ser fixado, ou seja, transformado em uma forma que possa ser absorvido.
Pode ser fixação não biológica: a energia dos relâmpagos faz na própria atmosfera a fixação de nitrogênio.
Pode ser biológica: feita por algas cianofíceas (cianobactérias ou algas azuis) que vivem fazendo isso. Mas a principal fonte de fixação de nitrogênio são bactérias encontradas na água e no solo conhecidas como Rhizobium.
Estas bactérias fazem a absorção do nitrogênio atmosférico e, através do seu metabolismo, o convertem em amônia.
Quando há uma planta leguminosa plantada, essas bactérias se instalam nas suas raízes e formam nódulos ou colônias, enriquecendo ainda mais o solo com nitrogênio fixado.
Dica 1 – Biologia Enem – Super aula sobre Relações entre os seres vivos! – https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-seres-vivos/
Ainda há as bactérias nitrificantes, que, a partir de amônia, conseguem fazer reações bioquímicas para formar nitrito (NO2). Elas são as Nitrosomonas. Este processo é a nitrosação. Mas as plantas e algas não absorvem nitrito, e sim, nitrato (NO3).
Esta transformação de nitrito em nitrato é chamada nitratação, feita por uma outra espécie de bactéria chamada Nitrobacter.
Nos cadáveres em decomposição, na urina e fezes há formação de amônia e as bactérias nitrificantes também entram em ação.
Como o nitrogênio entrou na cadeia, também deve voltar ao meio, e esta volta depende das bactérias desnitrificantes, que conseguem devolver o nitrogênio na forma gasosa novamente, a partir de nitrito, nitrato e amônia.
Ciclos Biogeoquímicos
Ciclo da água
Distribuição da água no planeta: 97% é água salgada (no talassociclo), 2% é água doce na forma de gelo, 0,7% é água doce em lençóis freáticos e 0,3% e água doce acima da superfície do solo (limnociclo).
Não há vida sem água, pois ela participa do equilíbrio térmico, equilíbrio osmótico, é o dissolvente das soluções intra e extracelulares, participa das reações metabólicas e é considerado um “lubrificante” do corpo.
O maior uso da água é na agricultura, seguido das indústrias e da atividade doméstica.
Dica 2 – Biologia Enem – Sabe tudo sobre Ecologia? Confira nessa aula! – https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-ecologia-3/
imagem: saaeamparo.com.br
No ciclo da água estão envolvidos processos como evaporação, transpiração, condensação, precipitação e percolação.
Quem aquece a Terra é o Sol, mas o que atravessa a atmosfera do planeta é a luz, que incidindo sobre superfícies gera calor (infr-vermelho), o que provoca evaporação de água do solo, rios, lagos, oceanos, piscinas, represas, alagados, etc. Os animais e plantas, para evitar o aumento da sua temperatura, transpiram. Esses dois fenômenos juntos sãé chamados de evapotranspiração.
Isso evita o super aquecimento da superfície da Terra, pois a água evaporada leva o excesso de calor para camadas mais altas da atmosfera.
Nas camadas mais altas, a água perde o calor e condensa, formando as nuvens, que farão com que a água volte na forma de precipitação ou chuvas.
Como a água vai escorrer para as partes mais baixas, ela retorna aos rios, lagos e oceanos. Parte da água infiltra no solo, fenômeno este conhecido como percolação.
Dica 3 – Biologia – Revise as aves com o Blog do Enem! – https://blogdoenem.com.br/biologia-aves-enem/
imagem: jcientifico.wordpress.com
Observando bem a foto acima, deve-se ter bastante noção do que representa a manutenção das matas em encostas e laterais a rios.
Estas matas protegem o solo e impedem que a água da chuva aumente a velocidade de escoamento superficial, evitando que haja erosão, deslizamentos, desbarrancamentos e tragédias. É importante ter a mata original porque ela retém água e permite maior percolação para o su-solo.
Em beira de rio, esta mata é conhecida como mata ciliar, de galeria ou vicinal, que também impede o assoreamento dos rios.
Em alguns países há usinas de dessalinização de água do mar, mas exige um custo muito elevado.
Na lavoura pode-se usar o gotejamento ou aspersão, sendo este último um desperdício de água.
Exercícios
Questão 01
(Enem) O sol participa do ciclo da água, pois, além de aquecer a superfície da Terra dando origem aos ventos, provoca a evaporação da água dos rios, lagos e mares. O vapor da água, ao se resfriar, condensa-se em minúsculas gotinhas, que se agrupam formando as nuvens, neblinas ou névoas úmidas. As nuvens podem ser levadas pelos ventos de uma região para outra. Com a condensação e, em seguida, a chuva, a água volta à superfície da Terra, caindo sobre o solo, rios, lagos e mares. Parte dessa água evapora retornando à atmosfera, outra parte escoa superficialmente ou infiltra-se no solo, indo alimentar rios e lagos. Esse processo é chamado de ciclo da água.
Considere, então, as seguintes afirmativas:
I. A evaporação é maior nos continentes, uma vez que o aquecimento ali é maior do que nos oceanos.
II. A vegetação participa do ciclo hidrológico por meio de transpiração.
III. O ciclo hidrológico condiciona processos que ocorrem na litosfera, na atmosfera e na biosfera.
IV. A energia gravitacional movimenta a água dentro do seu ciclo.
V. O ciclo hidrológico é passível de sofrer interferência humana, podendo apresentar desequilíbrios.
a) Somente a afirmativa III está correta.
b) Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
c) Somente as afirmativas I, II e V estão corretas.
d) Somente as afirmativas II, III, IV e V estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.
Questão 02
(UFRS) Relacione os processos biológicos listados (1, 2 e 3) com um ou mais dos ciclos biogeoquímicos na coluna a seguir (a, b e c).
1) Fotossíntese.
2) Respiração vegetal.
3) Decomposição aeróbica de restos orgânicos por micoorganismos.
a) Ciclo do carbono.
b) Ciclo do oxigênio.
c) Ciclo do nitrogênio.
Assinale a alternativa que melhor representa essas relações:
a) 1 (a) (b) 2 (a) (b) 3 (a) (b) (c)
b) 1 (a) (b) 2 (a) (b) 3 (c)
c) 1 (b) 2 (a) 3 (a) (b)
d) 1 (b) 2 (a) 3 (b) (c)
e) 1 (b) (c) 2 (c) 3 (b) (c)
Questão 03
(FGV) Qual dos seguintes fenômenos é um resultado do efeito estufa?
a) Aumento das concentrações de ozônio a nível de rua.
b) Diminuição da camada de ozônio na estratosfera superior.
c) Mudança nas condições meteorológicas globais.
d) Aumento da poluição oceânica.
e) Desmatamento.
Questão 04
(Fesp-PE) Todos os seres vivos participam de alguma forma e constantemente do ciclo da água na natureza porque consomem água do meio e a liberam depois em decorrência de suas atividades vitais.
Assinale:
a) Se a afirmação e a razão estiverem corretas.
b) Se a afirmação estiver correta e a razão estiver errada.
c) Se a afirmação estiver errada e a razão estiver correta.
d) Se a afirmação e a razão estiverem erradas.
e) Se a afirmação e a razão estiverem corretas, mas a razão não justificar a afirmação.
Questão 05
(UFES) É preocupação dos ecólogos o fato de que as calotas polares podem vir a sofrer um processo de descongelamento, em virtude de um aquecimento da atmosfera terrestre. Esse aquecimento, consequência de um desequilíbrio ecológico, decorre de:
a) depósitos de lixo atômico.
b) aumento da taxa de monóxido de carbono na atmosfera.
c) emanações de dióxido de enxofre para a atmosfera.
d) redução da taxa de oxigênio na atmosfera.
e) aumento da taxa de gás carbônico na atmosfera.
ué? esse ultimo é biologia ou química?
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